Por Vicente Carvalho (http://www.hypeness.com.br/author/vicente-carvalho/)
Proporção Áurea, Sequência de Fibonacci, Número de Ouro. Provavelmente você já escutou alguns desses termos ao longo de sua vida, talvez por ser um tema tão rico, tão misterioso e que, por isso, atrai tanta atenção.
Tudo começou com Leonardo Fibonacci, que foi o primeiro a entender que numa sucessão de números, tais que, definindo os dois primeiros números da sequência como 0 e 1, os números seguintes serão obtidos por meio da soma dos seus dois antecessores, portanto, os números são: 0,1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,89,144,233,377… Dessa sequência, ao se dividir qualquer número pelo anterior, extrai-se a razão que é uma constante transcendental conhecido como número de ouro. A partir desses estudos, foi construído o retângulo áureo e a espiral áurea, mas tem um vídeo protagonizado pelo Pato Donald que explica de forma bem mais interessante tudo isso, veja:
Há um outro vídeo, produzido por Cristóbal Vila com apoio da Etérea Studios trazendo informações sobre a dinâmica de organização dos objetos na natureza através da sequência de Fibonacci e do número Phi – 1,618. O resultado é hipnotizante:
Separamos então alguns exemplos de aplicações da proporção áurea em diversas áreas do conhecimento:
Arte
Pintores da Renascença usaram em grande parte de suas obras, dos quais destacam-seLeonardo Da Vinci:
Natureza
Pitágoras tinha certeza que a natureza também era lógica, assim como a matemática, e conseguiu achar uma sequência lógica que abrange infinidades de elementos na natureza:
Homem
A proporção também foi encontrada em nosso corpo:
Arquitetura e Design
Talvez as áreas que mais aplicaram a proporção foram essas, e fizeram com que produtos, marcas e prédios que vemos no cotidiano venham da mesma base:
(Parte interna do MacBook Air)
(Iphone 4. Já o iPhone 5 não se encaixa na proporção)
E por aí vai, essa proporção está em todos os lugares. E você, conhece alguma outra aplicação que não publicamos?