A Experiência do Usuário e os CX Offices



O conceito de Experiência do Usuário (User Experience ou simplesmente “UX”, como é conhecido no mundo da tecnologia) é muito utilizado no desenvolvimento de programas e websites, mas pode ser aplicado à qualquer produto ou serviço, conforme as seguintes definições:

A Experiência do Usuário (UX) está relacionada ao sentimento do indivíduo enquanto usuário de um produto, sistema ou serviço e a satisfação evocada no contato com este artefato. É preciso estar ciente, todavia, que não se projeta as experiências dos usuários propriamente, mas sim, criam-se as condições para que elas sejam evocadas (PREECE, ROGERS, SHARP, 2011)”.

A Experiência do Usuário inclui aspectos atribuídos a uma interação humano-computador, mas também pode envolver a percepção de uma pessoa aos aspectos de usabilidade e facilidade para alcançar seus objetivos numa determinada interação. A experiência do usuário é vital para todos os tipos de produtos e serviços e se não for provida de uma maneira positiva, as pessoas certamente não os usarão mais (GARRETT, 2010)”.

Sob a ótica da Experiência do Usuário, devemos definir um cenário ideal como objetivo a ser alcançado, onde todos os percalços que prejudiquem uma “experiência perfeita” devem ser pontuados. Por exemplo, o layout de uma loja pode dificultar a locomoção dos clientes dentro dela, tornando a experiência do cliente mais complicada e ele pode deixar de consumir em tal loja... Os técnicos responsáveis pelo layout podem achar que o problema é inevitável e que os clientes se acostumarão com o passar do tempo, enquanto os vendedores percebem o volume de vendas cair.

É necessário sempre ter em mente que o importante não é provar qual o ponto de vista está certo ou errado (usuário x técnico), mas sim qual é o caminho para melhorar a experiência do cliente quando utiliza o serviço ou produto. Com uma infindável discussão sobre o certo e o errado, os problemas persistirão e nada será feito para solucioná-los. Nesse cenário do exemplo, todos serão prejudicados no curto, médio e longo prazo (clientes, vendedores e empresa).

Em empresas norte-americanas conscientes dessa necessidade de oferecer uma experiência de alta qualidade aos usuários de seus produtos/serviços, estão surgindo os chamados Customer Experience Offices (ou “CX Offices”), que são departamentos formados por equipes multidisciplinares de profissionais com o objetivo de agregar qualidade e valor à experiência do cliente/usuário.

As experiências dos clientes serão aceitas pelos mesmos como verdade, por isso, é essa percepção que você pode e deve gerenciar. Postado por Marcos Gonçalves

Fonte: http://cxoffice.blogspot.com.br/2013/10/a-experiencia-do-usuario-e-os-cx-offices.html