Lista de cores

A lista parcial seguinte contém diversas cores, individualmente associadas a seus devidos artigos. Observe que os valores CMYK são nominais, e que não há conversão perfeita de RGB para CMYK. É recomendável a não utilização destes valores onde uma impressão de alta qualidade é necessária. Os valores atuais das cores abaixo estão corretas, mas muitos inferem que a amostra atual de cores que são exibidas é contraditória, devido à falta de correção gama. O branco realmente é branco, e assim também o preto, mas as cores entre este intervalo, especialmente cores escuras, são mostradas de maneira incorreta. Por exemplo, 50% cinza (metade entre branco e preto) deve ser tão claro como 50% de branco, e sem a correção gama, é apenas tão claro como 18% do brilho do branco em um monitor com 2.5 de gama (0.52.5 = ~0.1768), que é o valor gama padrão para a maioria de monitores LCD e CRT. Enfim, se a proposta destas cores é mostrar como os valores realmente parecem em monitores, e não em um mundo com correção gama perfeita, este argumento não se aplica ao caso.


NomeAmostraTripleto hexadecimalRGBCMYKHSV
Água#00FFFF0255255100000180100100
Água-marinha (cor)#7FFFD412725521250017016050100
Água-marinha média#66CDAA10220517050017201605080
Amarelo#FFFF00255255000100060100100
Amarelo claro#FFFFE0255255224001206012100
Amarelo esverdeado#ADFF2F173255473208208482100
Amarelo ouro claro#FAFAD225025021000162601698
Amarelo queimado#EEAD2D23817345634950408193
Ameixa#DDA0DD2211602210280133002887
Amêndoa#FFEBCD255235205082003620100
Azul#0000FF0025510010000240100100
Azul aço#4682B47013018061280292076171
Azul aço claro#B0C4DE17619622221120132142187
Azul alice#F0F8FF24024825563002086100
Azul ardósia#6A5ACD1069020548560202485680
Azul ardósia claro#8470FF13211225548560024856100
Azul ardósia escuro#483D8B726113948560452485655
Azul ardósia médio#7B68EE1231042384856072495693
Azul cadete#5F9EA0951581604110371824163
Azul celeste#F0FFFF24025525560001806100
Azul céu#87CEEB1352062354312081974392
Azul céu claro#87CEFA1352062504618022034698
Azul céu profundo#00BFFF01912551002500195100100
Azul claro#ADD8E61732162302560101952590
Azul escuro#00008B0013910010004524010055
Azul flor de milho#6495ED1001492375837072195893
Azul furtivo#1E90FF3014425588440021088100
Azul médio#0000CD0020510010002024010080
Azul meia-noite#191970252511278780562407844
Azul pólvora#B0E0E61762242302330101872390
Azul real#4169E16510522571530122257188
Azul violeta#8A2BE21384322639810112718189

NomeAmostraTripleto hexadecimalRGBCMYKHSV
Bege#F5F5DC24524522000104601096
Branco#FFFFFF2552552550000001
Branco antigo#FAEBD725023521506142341498
Branco fantasma#F8F8FF24824825533002403100
Branco floral#FFFAF02552502400260406100
Branco fumaça#F5F5F52452452450004001
Branco navajo#FFDEAD2552221730133203632100

NomeAmostraTripleto hexadecimalRGBCMYKHSV
Cáqui#F0E68C24023014004426544294
Cáqui escuro#BDB76B189183107034326564374
Cardo#D8BFD82161912160120153001285
Castanho#D2B48C2101801400143318343382
Chocolate#D2691E210105300508618258682
Ciano#00FFFF0255255100000180100100
Ciano claro#E0FFFF2242552551200018012100
Ciano escuro#008B8B0139139100004518010055
Cinza#80808012812812800050001
Cinza ardósia#70809011212814422110442102256
Cinza ardósia claro#77889911913615322110402102260
Cinza ardósia escuro#2F4F4F4779794100691804131
Cinza claro#D3D3D321121121100017001
Cinza escuro#A9A9A916916916900034001
Cinza fosco#69696910510510500059000
Cinza médio#DCDCDC22022022000014001
Concha#FFF5EE2552452380470257100
Coral#FF7F50255127800506901669100
Coral claro#F0808024012812804747604794
Creme de marisco#FFE4C42552281960112303323100
Creme de menta#F5FFFA24525525040201504100

NomeAmostraTripleto hexadecimalRGBCMYKHSV
Dourado#DAA520218165320248515438585
Dourado escuro#B8860B184134110279428439472
Dourado pálido#EEE8AA23823217003297552993

NomeAmostraTripleto hexadecimalRGBCMYKHSV
Esmeralda#32CD32502055076076201207680

NomeAmostraTripleto hexadecimalRGBCMYKHSV
Feldspato#D192752091461170304418194482
Ferrugem#A0522D16082450497237197263
Fúcsia#FF00FF2550255010000300100100

NomeAmostraTripleto hexadecimalRGBCMYKHSV
Gelo#F8F8FF24824825533002403100

NomeAmostraTripleto hexadecimalRGBCMYKHSV
Hortelã#2E8B57461398767037451466755

NomeAmostraTripleto hexadecimalRGBCMYKHSV
Índigo - Aníl#4B00827501304210004927510051

NomeAmostraTripleto hexadecimalRGBCMYKHSV
Jade#228B22341393476076451207655
Jambo#FF4500255690073100016100100

NomeAmostraTripleto hexadecimalRGBCMYKHSV
Laranja#FFA5002551650035100039100100
Laranja escuro#FF8C002551400045100033100100
Lavanda#E6E6FA2302302508802240898
Lavanda avermelhada#FFF0F525524024506403406100
Lima#00FF000255010001000120100100
Linho#FAF0E6250240230048230898

NomeAmostraTripleto hexadecimalRGBCMYKHSV
Madeira#DEB8872221841350173913343987
Magenta#FF00FF2550255010000300100100
Magenta escuro#8B008B1390139010004530010055
Mamão batido#FFEFD5255239213061603716100
Maná#F0FFF024025524060601206100
Marfim#FFFFF02552432080060606100
Marrom#80000012800010010050010050
Marrom amarelado#F4A46024416496033614286196
Marrom claro#A52A2A1654242075753507565
Marrom rosado#BC8F8F188143143024242602474
Marrom sela#8B451313969190508645258655
Milho#FFF8DC255248220031404814100
Mocassim#FFE4B52552281810112903829100

NomeAmostraTripleto hexadecimalRGBCMYKHSV
Naval#0000800012810010005024010050
Neve#FFFAFA255250250022002100

NomeAmostraTripleto hexadecimalRGBCMYKHSV
Oliva#808000128128000100506010050
Oliva escura#556B2F85107472105658825642
Oliva parda#6B8E23107142352507544807556
Orquídea#DA70D62181122140492153024985
Orquídea escura#9932CC1535020425750202807580
Orquídea média#BA55D31868521112600172886083
Ouro#FFD7002552150016100051100100

NomeAmostraTripleto hexadecimalRGBCMYKHSV
Peru#CD853F205133630356920306980
Pêssego#FFDAB92552181850152702827100
Prata#C0C0C019219219200025001
Preto#000000000000100000
Púrpura#8000801280128010005030010050
Púrpura média#9370DB14711221933490142604986

NomeAmostraTripleto hexadecimalRGBCMYKHSV
Renda antiga#FDF5E6253245230039139999
Rosa#FFC0CB25519220302520035025100
Rosa claro#FFB6C125518219302924035129100
Rosa embaçado#FFE4E1255228225011120612100
Rosa forte#FF69B425510518005929033059100
Rosa profundo#FF14932552014709242032892100
Rubro#DC143C220206009173143489186

NomeAmostraTripleto hexadecimalRGBCMYKHSV
Salmão#FA807225012811404954265498
Salmão claro#FFA07A2551601220375201752100
Salmão escuro#E9967A233150122036489154891
Seda#FFFACD255250205022005420100
Siena#FF8247

NomeAmostraTripleto hexadecimalRGBCMYKHSV
Tijolo refratário#B222221783434081813008170
Tomate#FF63472559971061720972100
Trigo#F5DEB324522217909274392796
Turquesa#40E0D0642242087107121747188
Turquesa escura#00CED10206209100101818110082
Turquesa média#48D1CC722092046602181786682
Turquesa pálida#AFEEEE175238238260071802693


NomeAmostraTripleto hexadecimalRGBCMYKHSV
Urucum#EC23002363501971001910093

NomeAmostraTripleto hexadecimalRGBCMYKHSV
Verde#0080000128010001005012010050
Verde amarelado#9ACD32154205502507620807680
Verde azulado#0080800128128100005018010050
Verde claro#90EE901442381443903971203993
Verde escuro#0064000100010001006112010039
Verde floresta#228B22341393476076451207655
Verde grama#7CFC00124252051010019010099
Verde lima#32CD32502055076076201207680
Verde mar#2E8B57461398767037451466755
Verde mar claro#20B2AA321781708204301778270
Verde mar escuro#8FBC8F14318814324024261202474
Verde mar médio#3CB3716017911366037301476670
Verde pálido#98FB981522511523903921203998
Verde Paris#7FFF001272550500100090100100
Verde primavera#00FF7F02551271000500150100100
Verde primavera médio#00FA9A0250154100038215710098
Vermelho#FF000025500010010000100100
Vermelho escuro#8B000013900010010045010055
Vermelho indiano#CD5C5C2059292055552005580
Vermelho laranja#FF4500255690073100016100100
Vermelho violeta#D020902083214408531183228582
Vermelho violeta médio#C715851992113308933223228978
Vermelho violeta pálido#DB709321911214704933143404986
Violeta#EE82EE238130238045073004593
Violeta escuro#9400D314802113010001728210083

QUAL É O NOSSO FUTURO?

HTML5

Olá pessoal, neste primeiro post inaugurarei com uma polêmica discussão sobre o texto "O divórcio entre o PSD e o HTML" que achei é bastante pretensioso, pois um não depende do outro. O texto parece voltado para programadores/front-end que tem a possibilidade de fazer a montagem e o layout sozinho. Claro que se souber fazer é uma "mão na roda" porque o tempo iria render demais. Porém o problema é querer desvincular as diversas maneiras de serem criadas as páginas de web. Eu trabalho com UI/UX e não significa que uso ou não um software gráfico para criação. Posso usar PSD, Corel, Illustrator e até PaintBrush ou o próprio desenho no papel. Acho que o futuro da melhor maneira de se construir uma interface funcional e perfeita é a comunicação entre os profissionais da área, independente da ferramenta que será feita.

  HTML5 - CSS3
 O texto aborda muito a exclusão dos programas gráficos para se fazer layout, e não é bem assim. O design pode ser feito só em CSS3, mas isso é uma OPÇÃO e não um "achado dos Deuses". Tudo depende muito da ideia do projeto. Se um cliente quiser usar textura, imagem, fotografia e o que mais ele quiser para melhor apresentar seu produto, falaremos com ele que não porque é antiquado e a tendência é FLAT DESIGN? Claro que não. Tendência é tendência e não uma religião. Um bom profissional usará a sua experiência para melhor atendê-lo adequando seu trabalho à melhor qualidade do produto final.
  flat-ui-psd

No Design Responsivo há dificuldades para se fazer várias coisas, isso está certo, mas não é motivo para excluir todas as possibilidades de se criar uma interface. Podemos estudar caso a caso. Usar qualquer coisa, testar, entrevistar usuários e prestar bem atenção nas possibilidades para balancear o layout, a funcionalidade e o objetivo, que pra mim são os três pilares de um bom projeto. Abraço e até a próxima discussão!

DICAS PARA UMA PÁGINA DE PRODUTOS EFICIENTE


Escolha um bom endereço na web (URL).
Não escolha aqueles endereços complicados e de difícil leitura. Eles dificultam a memorização.
A imagem está bonita e mostra exatamente como é o produto?
Uma imagem clara e verdadeira do produto a ser oferecido aumenta significativamente a decisão de escolha e compra.
É de fácil entendimento o nome ou o título do produto?
É importante que na descrição do produto haja palavras chaves relacionadas a ele, possibilitando que seja encontrado mais facilmente no processo de busca. Tente colocar o máximo de informações, como: marca, modelo, especificações técnicas, entre outros.
Coloque a descrição original do produto.
Inclua as informações originais do produto, além de melhorar a posição no ranking de buscas, gera maior credibilidade e convencimento do público-alvo.
Mostre claramente os caminhos de compra.
Uma ótima estratégia é o CTA (call-to-action), um indicador/botão de compra. É essencial que o botão esteja destacado e posicionado estrategicamente para que converta usuários em compradores.
Conteúdo em vídeo.
Vídeos demonstrativos do produto e de seu funcionamento têm se revelado como uma grande tática de divulgação e de conversão em vendas.
Feedback.
Opiniões são de grande importância para os negócios, tanto para a empresa como para os próprios compradores, que se sentem mais seguros. Procure manter um espaço para esse feedback, assim terá a oportunidade de saber o que seus clientes pensam e desejam.

A Experiência do Usuário e os CX Offices



O conceito de Experiência do Usuário (User Experience ou simplesmente “UX”, como é conhecido no mundo da tecnologia) é muito utilizado no desenvolvimento de programas e websites, mas pode ser aplicado à qualquer produto ou serviço, conforme as seguintes definições:

A Experiência do Usuário (UX) está relacionada ao sentimento do indivíduo enquanto usuário de um produto, sistema ou serviço e a satisfação evocada no contato com este artefato. É preciso estar ciente, todavia, que não se projeta as experiências dos usuários propriamente, mas sim, criam-se as condições para que elas sejam evocadas (PREECE, ROGERS, SHARP, 2011)”.

A Experiência do Usuário inclui aspectos atribuídos a uma interação humano-computador, mas também pode envolver a percepção de uma pessoa aos aspectos de usabilidade e facilidade para alcançar seus objetivos numa determinada interação. A experiência do usuário é vital para todos os tipos de produtos e serviços e se não for provida de uma maneira positiva, as pessoas certamente não os usarão mais (GARRETT, 2010)”.

Sob a ótica da Experiência do Usuário, devemos definir um cenário ideal como objetivo a ser alcançado, onde todos os percalços que prejudiquem uma “experiência perfeita” devem ser pontuados. Por exemplo, o layout de uma loja pode dificultar a locomoção dos clientes dentro dela, tornando a experiência do cliente mais complicada e ele pode deixar de consumir em tal loja... Os técnicos responsáveis pelo layout podem achar que o problema é inevitável e que os clientes se acostumarão com o passar do tempo, enquanto os vendedores percebem o volume de vendas cair.

É necessário sempre ter em mente que o importante não é provar qual o ponto de vista está certo ou errado (usuário x técnico), mas sim qual é o caminho para melhorar a experiência do cliente quando utiliza o serviço ou produto. Com uma infindável discussão sobre o certo e o errado, os problemas persistirão e nada será feito para solucioná-los. Nesse cenário do exemplo, todos serão prejudicados no curto, médio e longo prazo (clientes, vendedores e empresa).

Em empresas norte-americanas conscientes dessa necessidade de oferecer uma experiência de alta qualidade aos usuários de seus produtos/serviços, estão surgindo os chamados Customer Experience Offices (ou “CX Offices”), que são departamentos formados por equipes multidisciplinares de profissionais com o objetivo de agregar qualidade e valor à experiência do cliente/usuário.

As experiências dos clientes serão aceitas pelos mesmos como verdade, por isso, é essa percepção que você pode e deve gerenciar. Postado por Marcos Gonçalves

Fonte: http://cxoffice.blogspot.com.br/2013/10/a-experiencia-do-usuario-e-os-cx-offices.html

As fontes nos elementos HTML

As propriedades para as fontes, definem as características (os valores na regra CSS) das letras que constituem os textos dentro dos elementos HTML.

As propriedades básicas para fontes e que abordaremos neste tutorial são as listadas abaixo:


  • color:...................cor da fonte
  • font-family:..........tipo de fonte
  • font-size:.............tamanho de fonte
  • font-style:............estilo de fonte
  • font-variant:.........fontes maiúsculas de menor altura
  • font-weight:.........quanto mais escura a fonte é (negrito)
  • font:....................maneira abreviada para todas as propriedades


  • Valores válidos para as propriedades da fonte


  • color:
  • código hexadecimal: #FFFFFF código rgb: rgb(255,235,0) nome da cor: red, blue, green...etc


  • font-family:
  • nome da família de fontes : define-se pelo nome da fonte, p. ex:"verdana", "helvetica", "arial", etc. nome da família genérica: define-se pelo nome genérico, p. ex:"serif", "sans-serif", "cursive", etc.


  • font-size:
  • xx-small x-small small medium large x-large xx-large smaller larger length: uma medida reconhecida pelas CSS (px, pt, em, cm, ...) %


  • font-style:
  • normal: fonte normal na vertical italic: fonte inclinada oblique:fonte obliqua


  • font-variant:
  • normal: fonte normal small-caps: transforma em maiúsculas de menor altura


  • font-weight:
  • normal
    bold
    bolder
    lighter
    100
    200
    300
    400
    500
    600
    700
    800
    900

    Vamos a seguir analisar cada uma delas detalhadamente através de exemplos práticos.

    Como estudar e entender os exemplos

    Para cada propriedade apresento as regras CSS para um ou mais elementos HTML e definidas dentro de uma folha de estilos incorporada, bem como um trecho do documento HTML onde se aplicam as regras.

    A seguir mostro o efeito que a regra produz. Observe a regra e o efeito e para melhor fixar seu aprendizado reproduza o código no seu editor, mude os valores e veja o resultado no browser. Esta é a melhor e mais rápida maneira de você aprender CSS. Bons estudos! E faça ótimo proveito dos tutoriais. Fonte: www.maujor.com

    Dicas de UX para sites desktop e mobile

    Alexandre Wollner


    Alexandre Wollner (São Paulo, 1928) é um designer gráfico brasileiro.

    Wollner é considerado um dos principais nomes na formação do design moderno no Brasil, tendo participado de uma série de entidades importantes no fortalecimento do design brasileiro.

    Wollner, quando adolescente, estudou no Instituto de Arte Contemporânea do Museu de Arte de São Paulo. Devido ao talento precoce, conseguiu uma bolsa para estudar na recém criada Escola da Forma de Ulm (sucessora da Bauhaus).

    Ao voltar ao Brasil, criou, juntamente com Geraldo de Barros, Ruben Martins e Walter Macedo, a FormInform, escritório pioneiro em design no país.

    Embora não tivesse o diploma de "designer gráfico" reconhecido, ganhou permissão especial do Ministério da Educação para dar aulas em cursos superiores, participando assim, da fundação da primeira escola de design do país, a Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro (ESDI).

    Livros publicados
     
    5 anos de design gráfico no Brasil: coletânea de portfólios. Edição Eduardo Viotti. São Paulo: Market Press, 2000.

    WOLLNER, Alexandre. Alexandre Wollner. Apresentação Roberto A. Schumaker. São Paulo: Senac, 1999.

    WOLLNER, Alexandre. Design visual 50 anos. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

    Bibliografia
     
    5 anos de design gráfico no Brasil: coletânea de portfólios. São Paulo: Market Press, 2000. 127 p., il. color.

    AMARAL, Aracy (org.). Projeto construtivo brasileiro na arte: 1950-1962. Rio de Janeiro: MAM, 1977. 357 p., il. p&b.

    AS BIENAIS e a abstração: a década de 50. São Paulo: Museu Lasar Segall, 1978. [60] p., il. color, p&b. (Ciclo de Exposições de Pintura Brasileira Contemporânea).

    AYALA, Walmir (org.), CAVALCANTI, Carlos (org.). Dicionário brasileiro de artistas plásticos - Q - Z. Apresentação Maria Alice Barroso. Brasília: MEC: INL, 1973. v. 4, pt. 1, il. p&b. (Dicionário especializado, 5).

    GULLAR, Ferreira. Arte Concreta. In: ______. Etapas da arte contemporânea: do cubismo à arte neoconcreta. 2.ed. Rio de Janeiro: Revan, 1998. 304 p., il. p&b.

    NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil. 2.ed. Rio de Janeiro: 2AB, 1998. 128 p. (Design).

    Ligações externas
     
    RedeDesign Brasil - biografia - em português
    Arcoweb - entrevista - em português
    www.centrocultural.sp.gov.br

    O que é UX Design?


    Tipologia ou tipografia? Não use o termo errado.

    Muita gente se engana quando usa o termo tipologia para se referir à classificação do desenho de letras do alfabeto e de caracteres usados para formar as palavras. Neste caso o tipo é outro.




    Uma grande bobagem que tenho ouvido ao longo dos anos é a insistência no uso do termo tipologia a para classificação de tipos. Tipologia na verdade é um termo pertencente à taxionomia, a ciência das classificações, o estudo das características das diferenças entre objetos e seres vivos de toda espécie.
    Nós temos a tipografia que, aí sim, é a arte e processo de criação de caracteres. A tipografia tem origem etimológica na implantação da impressão por tipos móveis na Europa, a partir do século XV. Portanto é a forma certa.

    Muitos acadêmicos, profissionais e universitários não usam o termo correto, talvez por falta de interesse sobre o tema ou vivência no assunto. Sei disso por experiência própria, pois meu trabalho de conclusão de curso na faculdade foi sobre tipografia. Parecia um assunto simples… mas não era.

    Na prática a discussão sobre qual seria o termo correto – tipografia, e não tipologia – acabou trazendo problemas do começo ao fim do projeto. Mas felizmente algo importante ficou estabelecido.



    O termo tipografia foi usado em todo o trabalho, em detrimento de tipologia, apesar da insistência de muitos. Mesmo na apresentação do projeto, um célebre arquiteto que fazia parte da banca examinadora bateu o pé quanto ao termo utilizado.

    Qualquer pessoa que trabalhe na criação de sites tem muito a lucrar ao aprender um pouco mais sobre tipografia. De uns anos pra cá tenho participado de uma lista de discussão sobre tipografia muito interessante. Cadastre–se e terá informações de profissionais que estudam e se dedicam a esse fascinante tema.

    Só não pergunte sobre tipologia, que a Lucy Niemeyer vai puxar uma orelha e eu puxo a outra! [Webinsider]

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    Psicologia das cores

    A cor é assimilada pelo ser humano através do sentido da visão. A visão é dos cinco sentidos o que mais rapidamente conduz a informação até ao cérebro. Dessa forma os olhos são os sensores e o cérebro é o processador.

    Quando escolhemos uma cor para elaborarmos nossos trabalhos devemos ter em mente que estamos lidando com um elemento de estímulo imediato, e que essa cor escolhida provocará diversas reações em seus observadores, positivas ou negativas.

    A subjetividade do artista, com sua sensibilidade e memória cromática condiciona totalmente a harmonia obtida entre as cores de seu trabalho. Da mesma forma como condicionam a interpretação do espectador da obra observada. As cores influenciam o estado psicológico dos seres humanos de várias maneiras, e são mais ligadas à emoção. As pessoas se lembrarão mais facilmente das cores do que de formas.

    No ocidente, as cores surtem diferentes efeitos psicológicos sobre as pessoas, como sugere a lista:

    • Branco - purificador, perfeição, pureza, neutralidade, humildade, limpeza, claridade, frieza e esterilidade, pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição, união;
    • Preto - luto, elegância, solidez, poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;
    • Cinza - elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;
    • Amarelo - concentração, disciplina, comunicação, ativa o intelecto, positividade, boa sorte;
    • Vermelho - paixão, entusiasmo, impacto, agressividade, força, energia, amor, liderança, masculinidade, perigo, fogo, raiva, revolução, "pare";
    • Rosa - Amor, carinho, suavidade, acolhimento, romantismo;
    • Azul - harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde, purificação, amabilidade, paciência, serenidade;
    • Ciano - tranquilidade, paz, sossego, limpeza, frescor;
    • Verde - esperança, cura, natureza, paz, natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;
    • Lilás - influencia emoções e humores, intuição e espiritualidade;
    • Roxo - velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro; 
    • Magenta - luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
    • Violeta - espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;
    • Laranja - equilíbrio, generosidade, entusiasmo, alegria, aconchegante, energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;
    • Castanho - sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.

    Teoria das cores

    A Teoria das Cores afirma que a cor é um fenômeno físico relacionado a existência da luz, ou seja, se a luz não existisse, não existiriam cores. O preto é percebido quando algo absorve praticamente toda a luz que o atinge. Já o branco é percebido em algo que reflete praticamente todas as faixas de luz. Pode-se dizer que o branco e o preto não são cores propriamente, e sim a presença ou ausência da luz.

    Isaac Newton foi o primeiro a associar que a luz do Sol tinha forte relação com a existência das cores, quando dissociou a luz solar nas cores do arco-íris através de um prisma.Surgia ali o primeiro esboço do que posteriormente viria a ser chamada de Teoria das Cores.

    Vários estudiosos do passado se dedicaram a entender o fenômeno das cores. Os primeiros sistemas de cores foram os de Newton e de Goethe. Estes sistemas se concentravam mais em saber como se formavam as cores. O Sistema de Chevreul, mais recente, também utiliza de um eixo vertical que indica o brilho e a saturação da cor. O sistema esférico de Otto Runge pretende descrever e encontrar harmonias cromáticas. Aqui, as cores puras e suas misturas situam-se no equador da esfera, e enquanto se aproximam do centro, pendem para a cor cinzento médio. Assim, as cores tornam-se escuras em direcção ao pólo inferior até atingir o preto, e tornam-se claras , até ao pólo superior, atingindo o branco.

    Estes são sistemas de cores que visam organizar e racionalizar o estudo das cores no intuito de se constituir uma teoria das cores, no entanto a harmonia entre as cores não é assim tão objetiva. Hoje sabe-se bem que a cor é um fenômeno subjetivo, pois ela é constituída de ondas eletromagnéticas de uma faixa de frequência tal que as colocam dentro do que denomina-se espectro visível, ou seja, a faixa de frequência daquelas ondas que são captadas pela sensibilidade dos olhos humanos. Animais veem tudo de forma diferente.